Vicente del Bosque será presidente de comissão que vai supervisionar Federação Espanhola
A figura do ex-técnico da seleção nacional, com uma carreira impecável como jogador e, principalmente, como técnico do Real Madrid e da seleção espanhola, que ele levou a uma Copa do Mundo e a uma Eurocopa, é a escolhida pelo governo espanhol para recuperar a imagem do futebol nacional, questionada após a sanção de Luis Rubiales, ex-presidente da RFEF e a acusação de Pedro Rocha, seu vice.
"Vicente del Bosque será o rosto e a representação do futebol espanhol. Nós o veremos na final da Liga dos Campeões, durante a Euro e nos Jogos Olímpicos. Ele representa o melhor do futebol em nosso país, é nosso campeão mundial e europeu, um homem amado e respeitado por jogadores, técnicos e o público em geral", disse Alegría.
O ex-treinador vai presidir a comissão criada pelo Conselho Superior de Esportes (CSD), que levantou suspeitas na UEFA e na FIFA, por considerá-la uma interferência política no mundo do esporte, o que poderia levar a sanções tanto para a seleção nacional quanto para os clubes.
"Ele é a representação mais clara de uma boa pessoa, um grande ser humano e um exemplo de honestidade e respeito", disse a ministra após anunciar sua nomeação.