Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Vinicius Jr. quer aproveitar boa fase para fazer a diferença no "El Clásico"

Miguel Baeza
Vinicius contra Konate no jogo contra o Liverpool
Vinicius contra Konate no jogo contra o LiverpoolAFP
Depois do último mês e meio, Vinicius Junior (22) foi o melhor homem do Real Madrid tanto no primeiro como no segundo jogo das oitavas-de-final da Liga dos Campeões. Esta é uma grande notícia para o Los Blancos antes de "El Clásico", tendo perdido as duas últimas vezes que enfrentou o Barcelona. Os dois times voltam a se enfrentar no domingo, com o Real buscando diminuir a vantagem catalã de nove pontos na liderança.

Vinicius se tornou o ponto central do ataque do Real Madrid até agora nesta temporada. São 19 gols e 10 assistências do brasileiro, que está no caminho certo para completar sua melhor temporada desde que vestiu a camisa branca pela primeira vez. Mas não é apenas o que ele soma em números, mas os intangíveis que ele traz: "Para mim, ele ainda é o melhor do mundo, mesmo que ele não tenha marcado", disse Ancelotti (63) depois de derrotar o Liverpool no Bernabéu.

Com Benzema ausente durante boa parte da temporada, o jogador do Rio de Janeiro carregou o time. Quando ele não estava tão em forma, como estava em janeiro, o time Merengue sentiu sua falta ao ponto de somar vários resultados negativos que os colocam nove pontos atrás do Barça em LaLiga.

Agora, com "El Clásico" em vista, parece que Vini Jr. recuperou seu brilho. O empate contra o Liverpool trouxe de volta a melhor versão da jovem estrela carioca. Na primeira partida em Anfield, ele liderou o histórico retorno do Real Madrid com dois gols e uma assistência. Na segunda partida, embora não tenha marcado, ele deixou seus companheiros em situações perigosas várias vezes graças a seus passes. Ele também foi uma verdadeira dor de cabeça para Trent Alexander-Arnold (24).

Dados de Vinicius LaLiga 2022/23
Dados de Vinicius LaLiga 2022/23Flashscore

Após os recentes resultados de Madri contra seus rivais, é crucial que o jogador da Seleção Brasileira se apresente em alto nível. Ele está no caminho certo para superar sua melhor contagem de gols em uma temporada (22 em 2021/22) e acrescentar novos números a essa contagem seria uma ótima maneira de tentar obter um resultado positivo no Camp Nou.

Uma mudança de atitude

Tanto de fora como de dentro do próprio esquadrão merengue, Vinicius foi solicitado, há algum tempo, para relaxar seu comportamento diante dos árbitros. Na verdade, seus piores momentos coincidiram com aqueles em que ele estava mais focado nas arquibancadas e nos árbitros.

Seus companheiros de equipe e os torcedores até lhe imploraram que deixasse de lado as distrações e se dedicasse ao que ele faz de melhor, o futebol. Todos estão cientes da pressão a que ele está sujeito e do incômodo dos insultos que recebe, mas também estão certos de que o melhor a fazer é tentar ignorar todas as provocações e esperar que a justiça aja.

O camisa 20 parece ter entendido isso no momento chave. A pressão no campo do Barça vai estar no seu máximo e o jovem terá que fazer um grande esforço para manter a cabeça fria. Ele começou a colocá-lo em prática contra o Espanyol, um jogo no qual recebeu um inexplicável cartão amarelo, mas no qual ele não reagiu mal: "Gostei de sua atitude hoje, ele não reclamou e continuou jogando. Ele viu muitos cartões amarelos para os pontapés que recebe", admitiu seu treinador.

O retorno em LaLiga é realmente complicado, mas o Real Madrid quer aproveitar ao máximo suas chances e isso significa vencer o Barça. Para que isso aconteça, Vinicius tem que estar no seu melhor em "El Clásico". Dado o que ele viu nos últimos jogos, parece que ele está pronto para fazer isso.