Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Brasil leva susto, mas vence Catar na estreia do Pré-Olímpico de vôlei

Alan crava bola na quadra catari
Alan crava bola na quadra catariFIVB
A seleção brasileira masculina de vôlei passou pelo Catar, neste sábado (30), na estreia do Pré-Olímpico, que acontece no ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro.

O time do técnico Renan Dal Zotto venceu por 3 a 0 (25/16, 25/19 e 26/24) para começar sua caminhada no torneio, diante da torcida, com o pé direito. A atuação do time brasileiro foi regressiva, fazendo um grande primeiro set antes de vencer o segundo com menos facilidade.

No terceiro, o Catar quase levou a decisão para a etapa seguinte, contando com erros de recepção do Brasil.

Peças que começaram o duelo no banco de reservas responderam bem para não permitir que um set ficasse pelo caminho. No Pré-Olímpico, o Brasil estará desfalcado do ponta Leal, por motivos médicos e do oposto Felipe Roque, por motivos pessoais.

Neste domingo (1), o confronto será contra a República Tcheca, às 10h (horário de Brasília). 

"Fico feliz pelos três pontos e pela vitória importante. No Mundial, também tivemos dificuldades ontra eles. Fomos bem nos dois primeiros sets e, no terceiro, eles vieram pra tudo ou nada. Sofremos um pouco e precisamos arrumar isso.

"Teremos muitas dificuldades neste torneio, a pressão vai só aumentar e precisaremos suportá-la. Será preciso ter constância e concentração", analisa o técnico Dal Zotto. 

Brasil joga Pré-Olímpico dentro de casa
Brasil joga Pré-Olímpico dentro de casaFIVB

Atropelo não confirmado

No primeiro set, o Brasil não deu muitas chances ao Catar, um adversário de pouca expressão no mundo do vôlei e que conta com a presença de estrangeiros naturalizados em seu elenco. 

A tendência de vantagens confortáveis para o Brasil se confirmou na parcial. O bloqueio e o ataque brasileiros não deram chances para o Catar pensar em gostar do jogo ou se sentir tranquilo em quadra. 

Siga o Pré-Olímpico de vôlei no Flashscore

Força ofensiva do Brasil sobressaiu
Força ofensiva do Brasil sobressaiuFIVB

A qualidade e experiência do time brasileiro se sobressaiu, com o torneio tendo, na prática, objetivos diferentes para as duas equipes. 

Desde o começo, o time da casa tratou de pressionar o adversário, sabendo que o bom ritmo em quadra pode ser útil nas partidas seguintes. A atuação do primeiro set não se repetiu nas parciais seguintes, com o segundo set sendo mais equilibrado, antes das coisas se complicarem no terceiro.

Bloqueio do Brasil incomodou mais no primeiro set
Bloqueio do Brasil incomodou mais no primeiro setFIVB

O Catar chegou a ter 22 a 19 para testar o poder de reação do Brasil, que pode ter um sabor amargo, caso repita a postura, diante de adversários mais complicados. 

A dificuldade do Brasil será progressiva no Pré-Olímpico. Os outros adversários da seleção no Rio de Janeiro serão República Tcheca, Alemanha, Ucrânia, Cuba, Irã e Itália, todos no Grupo A. 

Veja como foi Brasil x Catar

Catar não deve brigar na parte de cima da classificação
Catar não deve brigar na parte de cima da classificaçãoFIVB

11 vagas em aberto

A seleção masculina da França, por ser anfitriã dos Jogos, já tem vaga garantida. Mais seis times vão se classificar via Pré-Olímpico, que conta com três chaves.

Os dois melhores de cada uma se classificam. As cinco vagas restantes serão por ranking, com prioridade sendo dada para times de continentes ainda não representados. 

O grupo B tem sede em Tóquio, no Japão e, além da seleção anfitriã, conta com Sérvia, Turquia, Estados Unidos, Egito, Finlândia, Eslovênia e Turquia.

Já o grupo C, conta com Holanda, Canadá, Polônia, Bélgica, Bulgária, Argentina, México e a seleção anfitriã, China. Os jogos serão disputados na cidade de Xi'an.

Maracanãzinho recebe os jogos do Brasil
Maracanãzinho recebe os jogos do BrasilFIVB

Confira os jogos do Brasil no Pré-Olímpico masculino de vôlei

Domingo (1/10) - 10h - Brasil x República Tcheca - Sportv2 e Globo

Terça-feira (3/10) - 20h30 - Brasil x Alemanha - Sportv2

Quarta-feira (4/10) - 20h30 - Brasil x Ucrânia- Sportv2

Sexta-feira (6/10) - 10h - Brasil x Cuba - Sportv2

Sábado (7/10) - 10h - Brasil x Irã - Sportv2

Domingo (8/10) - 10h - Brasil x Itália - Sportv2 e Globo