Pré-Olímpico de vôlei: Brasil vence Bélgica e mira duelo decisivo contra o Japão
Após revés que teve um ingrediente extra indesejado - ter que lidar com a notícia da morte da ex-central Walewska momentos antes de entrar na quadra -, o Brasil mostrou um jogo mais seguro para não ser surpreendido e vencer por 3 a 0 (25/18, 25/14 e 25/20).
O resultado mantém o Brasil na 3ª posição, atrás de Turquia e Japão, que se enfrentaram neste sábado, com vitória europeia por 3 a 1 (22/25, 25/22, 26/24 e 25/12). O triunfo da Turquia garantiu o time na Olimpíada de Paris com uma rodada de antecedência.
"A equipe está de parabéns por ter superado um momento muito difícil que foi a perda da Wal. Nos unimos e a comissão técnica teve a capacidade de nos passar força para jogarmos e lutarmos por ela. Foi uma vitória importante", resume a ponta Gabi.
Siga o Pré-Olímpico pelo Flashscore
Clima de decisão
Para o Brasil, a vitória turca foi vantajosa, permitindo que as atuais campeãs europeias e da Liga das Nações (VNL) se isolassem na liderança. Neste domingo (24), às 7h25 (horário de Brasília), o Brasil tem duelo decisivo contra as japonesas. precisando da vitória para sonhar com Paris antecipadamente.
O Pré-Olímpico concede vaga automática para os dois melhores times de cada um dos três grupos. Caso não termine dentro desta zona de classificação, o Brasil tem boas chances de estar na Olimpíada graças à sua boa posição no ranking da Federação Internacional de Vôlei (FIVB).
"Temos totais condições de vencer o Japão. Não vai ser fácil, mas estamos lutando uma pela outra e vamos em busca da classificação”, prevê Gabi.
Uma vitória do Japão contra a Turquia obrigaria o Brasil a "secar" a Turquia, no seu último compromisso, contra a Bélgica, que tem apenas duas vitórias até aqui.
"Elas têm um time certinho. Vamos ter que sacar muito bem e ter muita paciência. Treinamos muito para esse momento e é hora de colocarmos em prática tudo que foi treinado. É uma velocidade de jogo completamente diferente”, analisa o técnico José Roberto Guimarães.