Seleção feminina de vôlei vence Japão e se garante na Olimpíada de Paris
Os dois times chegaram para o duelo com vantagem mínima na classificação a favor das nipônicas. Uma vitória brasileira, por qualquer placar, seria suficiente para despachar as rivais, que deram o esperado trabalho.
No final, o coletivo do Brasil falou mais alto para uma vitória suada e merecida, terminando o torneio com seis vitórias em sete jogos. A ponta Gabi foi a maior pontuadora do jogo com 23 pontos. Pelo lado japonês, Hayashi e Nishida fizeram 18 pontos cada.
A seleção precisou superar a morte de Walewska para se classificar. Instantes antes de confronto direto contra a Turquia, a notícia chegou ao vestiário brasileiro para testar o emocional das jogadoras, que caíram por 3 a 0. A vitória sobre a Bélgica manteve o time vivo no torneio, dependendo somente de si, precisando superar a barreira japonesa para confirmar vaga em Paris.
Mesmo se perdesse, o Brasil teria boas chances de ir a Paris, uma vez que a posição do ranking lhe favorece dentro do continente americano. Mesmo assim, o time entrou em quadra com espírito de decisão na última rodada do torneio, contra as donas da casa, em um ginásio lotado.
Como era de se esperar, o time do técnico José Roberto Guimarães teve muita dificuldade contra um adversário que sempre exige com sua velocidade e volume de jogo.
O Brasil respondeu à altura com a defesa bem postada e o bloqueio conseguindo exigir do Japão, que não teve moleza pra colocar a bola no chão.
Confira a classificação dos grupos do Pré-Olímpico de vôlei feminino
Em boa parte do confronto, o placar esteve apertado, com os detalhes podendo fazer uma grande diferença no resultado final. Foi assim nos três primeiros sets, antes de uma quarta etapa com domínio japonês.
No terceiro set, o Brasil mostrou poder de reação para vencer após ver Japão ter boas vantagens como em 12 a 6 e 19 a 12. No tie-break, o Brasil começou melhor, antes de ver as donas da casa reagirem para encostar no placar, aumentando o nervosismo antes do resultado final.
O Pré-Olímpico definiu mais seis classificadas para a Olimpíada, que se juntam às donas da casa da França, Os cinco times restantes virão por meio de suas posições no ranking, com prioridade sendo dada para países de continentes que ainda não estão representados.
Além do Brasil, se classificaram Turquia, República Dominicana e Sérvia. Itália, Polônia e Estados Unidos brigam por duas vagas neste domingo.