França atropela Itália e enfrentará Polônia na final do vôlei masculino
O duelo será uma reedição das quartas de final dos Jogos Olímpicos de Tóquio, quando a França superou a Polônia por 3 sets a 2 e adiou mais uma vez o sonho dos poloneses de reconquistas o ouro. A última e única vez que a nação do leste europeu subiu ao alto do pódio olímpico foi em 1976.
Veja a chave completa do vôlei masculino em Paris 2024
Os dois duelos que definirão o pódio serão disputados no fim da semana. Primeiro, Itália e Estados Unidos decidirão o bronze na sexta-feira (9), às 11h (horário de Brasília). Depois, no sábado (10), França e Polônia fazem a final às 8h.
França quer o bi
Depois de uma virada impressionante contra a Alemanha nas quartas de final, a França não precisou sofrer para garantir medalha e vaga na final em Paris. O primeiro set até começou equilibrado, mas terminou com vitória francesa por 25 a 20.
A segunda parcial teve uma grande virada francesa quando os italianos venciam por 16 a 13. A reação da França com uma incrível sequência de 12 pontos vencidos em 15 para fechar o set em 25 a 21. A Itália começou bem o terceiro, mas logo sucumbiu de novo e viu a seleção da casa vencer por 25 a 21.
Polônia busca quebrar jejum
A Polônia se classificou ao derrotar os Estados Unidos por 3 sets a 2. Liderados pelo ponteiro cubano naturalizado polonês Wilfredo León (26 pontos), a Polônia, que ficou à beira da eliminação no quarto set, chegou a sua segunda final olímpica.
Quando Leon sumiu no jogo, no terceiro set, com apenas 2 pontos, os poloneses foram superados pela seleção norte-americana e ficaram com 2 a 1 de desvantagem. Mas a Polônia tinha seu outro herói do dia, Tomasz Fornal empatou o set em 20 a 20 e virou para 25 a 23 em dois ataques. A vitória salvou os poloneses e forçou o set desempate.
De volta ao jogo, os poloneses ficaram em vantagem no tie-break e tiveram quatro match points (14-10). Os americanos salvaram três, antes de León garantir a vitória.