Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Pré-Olímpico de vôlei: Brasil quer tirar proveito de lutar por vaga no Maracanãzinho

Brasil estreia no torneio neste sábado
Brasil estreia no torneio neste sábadoMauricio Val/FVImagem/CBV
A seleção brasileira masculina de vôlei terá um fator extra quadra a seu favor no Pré-Olímpico, que começa neste sábado.

O time do técnico Renan Dal Zotto vai disputar a competição no ginásio do Maracanãzinho, palco de boas lembranças para a seleção. Foi lá que, em 2016, o time conquistou seu terceiro ouro olímpico.

A equipe chega após perder a final do Sul-Americano, em Recife, para a Argentina, no dia 30 de agosto. Esta foi a primeira vez que o Brasil perdeu para os hermanos na decisão do torneio. A Argentina tinha, até então, um único título do torneio, em 1964, edição que não contou com o Brasil. 

No Pré-Olímpico, o Brasil estará desfalcado do ponta Leal, por motivos médicos e do oposto Felipe Roque, por motivos pessoais. O elenco será formado pelos levantadores Bruninho e Cachopa, os opostos Alan e Darlan, os ponteiros Lucarelli, Honorato, Adriano e Lukas Bergmann, os centrais Lucão, Judson, Otávio e Flávio, e os líberos Maique e Thales. Um insucesso na competição pode custar o posto de Dal Zotto. 

A estreia acontece às 10h (horário de Brasília), contra o Catar.  República Tcheca, Alemanha, Ucrânia, Cuba, Irã e Itália são os outros adversários do Grupo A. 

Siga o Pré-Olímpico de vôlei masculino no Flashscore

Vibração positiva

Algumas peças daquele time seguem no elenco e não escondem as recordações positivas do mítico ginásio carioca.

“A sensação é incrível, com a recordação de momentos que ficaram eternizados. Os momentos mais bonitos da minha carreira foram aqui. Os Jogos Olímpicos foram o momento mais incrível da minha carreira, e poder sentir de novo essa energia é incrível. 

"A gente espera que o público venha, nos apoie, porque é um grande sonho garantir essa vaga. Estamos muito motivados para essa competição”, disse o capitão Bruninho.

O central Lucão é outro remanescente, que sabe que o fator casa pode fazer a diferença a favor do Brasil. “O Maracanãzinho só traz recordações maravilhosas. A gente teve o auge das nossas carreiras aqui dentro. A gente tinha a torcida a nosso favor, apoiaram o tempo todo, e isso ajudou a gente bastante. É sempre gostoso poder voltar a esse ambiente e recordar o que foi vivido aqui dentro”, cita.

Lucarelli, Bruninho e Lucão estão de volta ao Maracanãzinho
Lucarelli, Bruninho e Lucão estão de volta ao MaracanãzinhoMauricio Val/FVImagem/CBV

Ex-novato

O ponta Lucarelli era um dos mais novos daquela seleção, sendo hoje uma pessoa de maior experiência após seguidos anos no vôlei italiano. Ele projeta boas atuações do Brasil em um palco que costuma ser favorável. 

“Voltar ao Maracanãzinho me remete aos Jogos de 2016, e a gente está voltando justamente com o objetivo de ir aos Jogos Olímpicos. Espero que os anjos do Maracanãzinho nos abençoem e a gente possa conquistar a vaga para 2024”, descontrai.

Lucarelli conta com ajuda dos deuses do vôlei no Pré-Olímpico
Lucarelli conta com ajuda dos deuses do vôlei no Pré-OlímpicoCBV

Vagas

A seleção masculina da França, por ser anfitriã dos Jogos, já tem vaga garantida. Mais seis times vão se classificar via Pré-Olímpico, que conta com três chaves.

Os dois melhores de cada uma se classificam. As cinco vagas restantes serão por ranking, com prioridade sendo dada para times de continentes ainda não representados. 

O grupo B tem sede em Tóquio, no Japão e, além da seleção anfitriã, conta com Sérvia, Turquia, Estados Unidos, Egito, Finlândia, Eslovênia e Turquia.

Já o grupo C, conta com Holanda, Canadá, Polônia, Bélgica, Bulgária, Argentina, México e a seleção anfitriã, China. Os jogos serão disputados na cidade de Xi'an.

Confira os jogos do Brasil no Pré-Olímpico masculino de vôlei

Sábado (30/09) - 10h - Brasil x Catar - Sportv2

Domingo (1/10) - 10h - Brasil x República Tcheca - Sportv2 e Globo

Terça-feira (3/10) - 20h30 - Brasil x Alemanha - Sportv2

Quarta-feira (4/10) - 20h30 - Brasil x Ucrânia- Sportv2

Sexta-feira (6/10) - 10h - Brasil x Cuba - Sportv2

Sábado (7/10) - 10h - Brasil x Irã - Sportv2

Domingo (8/10) - 10h - Brasil x Itália - Sportv2 e Globo