Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Pré-Olímpico de Vôlei Masculino: Brasil volta a oscilar, mas vence Ucrânia e segue vivo

Daniel Ottoni
Pré-Olímpico de Vôlei Masculino: Brasil volta a oscilar, mas vence Ucrânia e segue vivo
Pré-Olímpico de Vôlei Masculino: Brasil volta a oscilar, mas vence Ucrânia e segue vivoProfimedia
O Brasil venceu a Ucrânia por 3 a 2 (36/38, 25/20, 21/25, 25/18 e 15/11), nesta quarta-feira (4), em seu quarto jogo no Pré-Olímpico Masculino de Vôlei. Apesar da vitória, no ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, o time nacional voltou a deixar um ponto pelo caminho, que pode fazer falta na briga por uma vaga direta aos Jogos Olímpicos de Paris.

Os dois pontos somados colocam o Brasil na 4ª posição da chave, com 7 pontos. A classificação ainda depende somente dos próprios resultados do time verde-amarelo. 

O oposto Darlan novamente saiu do banco para ser o grande destaque. Ele foi o maior pontuador do jogo com 22 pontos. O ponta Kovalov, da Ucrânia, anotou 20. 

A vitória da líder Alemanha (12 pontos) sobre a Itália, nesta quarta-feira, beneficiou o time do técnico Renan Dal Zotto, que segue oscilando além da conta diante da sua torcida.

Confira a classificação do Pré-Olímpico

Os próximos jogos do Brasil serão contra adversários complicados: Cuba (vice-líder com 9 pontos), Irã (7° colocado com 3 pontos) e Itália (3° colocado com 9 pontos). Os cubanos aparecem no caminho na sexta-feira (6), às 10h (horário de Brasília). 

Brasil segue oscilando no Pré-Olímpico
Brasil segue oscilando no Pré-OlímpicoFIVB

Caminho tortuoso

Se o Brasil teve dificuldades contra times de pouca tradição como República Tcheca e Catar, a tendência é de um trabalho ainda maior contra adversários de maior expressão e experiência internacional. Uma não classificação no Pré-Olímpico tem tudo para custar a vaga do treinador brasileiro

Siga o Pré-Olímpico de vôlei no Flashscore

A Ucrânia, sem nada a perder, deu muito trabalho, descendo a mão no saque e se aproveitando dos altos e baixos do Brasil. O time da casa precisou, em vários momentos, correr atrás do prejuízo, situação que tem acontecido com frequência neste Pré-Olímpico

Veja como foi Brasil x Ucrânia

Brasil está na 4ª colocação do grupo
Brasil está na 4ª colocação do grupoFIVB

Como fica a vaga olímpica?

Caso não termine o Pré-Olímpico entre os dois primeiros colocados, o Brasil vai depender do ranking para estar nos Jogos Olímpicos de Paris. 

Neste caso, a disputa será contra a Argentina, adversário do continente, que também disputa a competição, mas está em outra chave. O ideal é que os argentinos fiquem nas duas primeiras posições de sua chave para que o caminho brasileiro fique aberto. Atualmente, os hermanos estão na 3ª colocação. 

Ucraniano tenta passar pelo bloqueio brasileiro
Ucraniano tenta passar pelo bloqueio brasileiroFIVB

Desta forma, o Brasil poderia ir para Paris via classificação no ranking, contando com critério que garante vaga para os melhores times que ainda não se qualificaram. 

Se a Argentina não se classificar pelo Pré-Olímpico, uma disputa acirrada entre os dois times será travada, até o final da Liga das Nações de 2024, para definir quem vai terminar a competição mais bem posicionado no ranking mundial. Neste contexto, todo jogo vale pontos no ranking, com as partidas até o final do torneio internacional tendo grande peso na busca pela vaga. 

Ucrânia deu muito trabalho para a seleção brasileira
Ucrânia deu muito trabalho para a seleção brasileiraFIVB

Próximos jogos do Brasil no Pré-Olímpico de Vôlei Masculino

Sexta-feira (6/10) - 10h - Brasil x Cuba - SporTV 2

Sábado (7/10) - 10h - Brasil x Irã - SporTV 2

Domingo (8/10) - 10h - Brasil x Itália - Globo e SporTV 2 

Flávio foi o segundo maior pontuador do Brasil
Flávio foi o segundo maior pontuador do BrasilFIVB