Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Vôlei: Brasil joga bem, vence Cuba e depende somente de si para confirmar vaga olímpica

Darlan anotou 20 pontos
Darlan anotou 20 pontosFIVB
A seleção brasileira masculina de vôlei fez seu melhor jogos no Pré-Olímpico, nesta sexta-feira (6), para aumentar suas chances de classificação para os Jogos de Paris em 2024. Jogando no Maracanãzinho, o Brasil venceu Cuba por 3 a 1, de virada, com parciais de 23/25, 25/18, 25/20 e 25/20.

Com o resultado, o Brasil sobe para a 2ª posição para seguir dependendo somente de si para garantir vaga na capital francesa. Os dois primeiros colocados da chave se classificam, automaticamente, para a Olimpíada. A liderança da chave é da Alemanha, que segue invicta após quatro jogos. 

O Brasil pode perder a vice-liderança ainda nesta sexta em caso de triunfo da Itália sobre o Irã. 

São cinco jogos e quatro vitórias, com Irã e Itália sendo os próximos adversários, a começar pelos asiáticos, neste sábado, às 10h (horário de Brasília), antes de encarar os tradicionais rivais europeus no dia seguinte, no mesmo horário. Este último jogo tem tudo para definir um dos classificados.

Siga o Pré-Olímpico de vôlei masculino no Flashscore

Vitória do Brasil veio de virada
Vitória do Brasil veio de viradaFIVB

Rivais históricos no caminho

Cuba, como sempre, deu muito trabalho, principalmente no saque. O time caribenho começou melhor e venceu o primeiro set pela diferença mínima. 

O Brasil entrou no jogo, de vez, no segundo set, sendo regular e eficiente, sem ter as sequências de erros que atrapalharam nas partidas anteriores. 

Veja como foi Brasil x Cuba

O oposto Darlan começou como titular e teve bela atuação com 20 pontos, sendo o maior pontuador do jogo. Ele anotou aces importantes em momentos decisivos para desafogar a pressão brasileira. Pelo lado de Cuba, o ponta Herrera fez 19 pontos. 

Honorato teve boa atuação contra os cubanos
Honorato teve boa atuação contra os cubanosFIVB

Susto

No quarto set, o levantador Bruno sentiu incômodo no tornozelo e foi substituído por Cachopa, que também entrou bem, para mostrar que os suplentes do Brasil estão bem preparados para ajudar em um torneio desgastante, de sete jogos em nove dias.

"A equipe teve paciência, estivemos mais focados no segundo set, sabendo o que precisávamos fazer. Tiramos os erros e fomos mais agressivos, variando bem o saque. O bloqueio também trabalhou bem", analisa o capitão Bruno, em entrevista ao Sportv. 

Cuba deu trabalho no saque e ataque
Cuba deu trabalho no saque e ataqueFIVB

Vaga olímpica

Caso não termine o Pré-Olímpico entre os dois primeiros colocados, o Brasil vai depender do ranking para estar nos Jogos Olímpicos de Paris. 

Neste caso, a disputa será contra a Argentina, adversário do continente, que também disputa a competição, mas está em outra chave. O ideal é que os argentinos fiquem nas duas primeiras posições de sua chave para que o caminho brasileiro fique aberto. Atualmente, os hermanos estão na 4ª colocação. 

Brasil depende somente de si para se classificar
Brasil depende somente de si para se classificarFIVB

Desta forma, o Brasil poderia ir para Paris via classificação no ranking, contando com critério que garante vaga para os melhores times que ainda não se qualificaram. 

Se a Argentina não se classificar pelo Pré-Olímpico, uma disputa acirrada entre os dois times será travada, até o final da Liga das Nações de 2024, para definir quem vai terminar a competição mais bem posicionado no ranking mundial. Neste contexto, todo jogo vale pontos no ranking, com as partidas até o final do torneio internacional tendo grande peso na busca pela vaga. 

Próximos jogos do Brasil no Pré-Olímpico de Vôlei Masculino

Sábado (7/10) - 10h - Brasil x Irã - SporTV 2

Domingo (8/10) - 10h - Brasil x Itália - Globo e SporTV 2 

Lucão em gesto de ataque contra Cuba
Lucão em gesto de ataque contra CubaFIVB