Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Turquia bate a China e vence a Liga das Nações pela 1ª vez

Mateus Figueiredo
Melissa Vargas foi a grande jogadora da final da Liga das Nações
Melissa Vargas foi a grande jogadora da final da Liga das NaçõesProfimedia
A Turquia venceu a China por 3 sets a 1, neste domingo (16), e conquistou o título da Liga das Nações feminina de vôlei, em Arlington, nos Estados Unidos. Com parciais de 25-22, 22-25, 25-19 e 25-16, a seleção turca garantiu o primeiro triunfo na história da competição.

Prata em 2018 e bronze em 2021, a Turquia finalmente conseguiu o seu primeiro título a nível mundial. Dona de uma das principais ligas do mundo, os melhores resultados do país até este domingo tinham sido dois vice-campeonatos europeus (2003 e 2019). Do lado derrotado, a China bate na trave e não conquista a taça da Liga das Nações, torneio que venceu pela única vez em 2003, quando ainda se chamava Grand Prix.

A maior pontuadora do jogo foi Melissa Vargas, cubana naturalizada turca, com 25 pontos, sendo 21 deles em ataques. Li Yingying, carrasca do Brasil, foi a segunda, com 21. A turcas impuseram, sobretudo, no saque e no bloqueio, fundamentos que deram 8 e 23 pontos, respectivamente.

As duas seleções agora se concentram nas competições continentais que acontecerão entre agosto e setembro. O Campeonato Europeu acontecerá será disputado do dia 15 de agosto a 3 de setembro, o Asiático entre 30 de agosto de 6 de setembro. Depois, as principais seleções tem o torneio mais importante do ano, o Pré-Olímpico, em setembro.