Vôlei: Brasil vence Coreia e segue 100% na Liga das Nações Feminina
Depois de vencer o Canadá na estreia, por 3 a 1, em duelo que teve três das quatro parciais bem apertadas, o Brasil conseguiu dominar o segundo confronto com mais constância.
O passe sul-coreano foi quebrado a todo momento, facilitando o trabalho do bloqueio brasileiro. O time da casa foi bem na parte ofensiva para abrir vantagens que o deixaram cada vez mais perto de mais um triunfo. A ponta Ana Cristina foi a maior pontuadora do jogo com 18 pontos (16 de ataque).
No primeiro set, o ritmo do time da casa foi avassalador, abrindo 7 a 0 logo no início. A boa diferença deu tranquilidade para o resto do set, que teve melhora das coreanas. Mas o caminho do time asiática era longo demais para evitar a derrota na parcial de abertura.
No segundo set, a Coreia teve uma melhor atuação, mas seguiu diante de um Brasil firme no ataque e bloqueio. A ponta Ana Cristina voltou a se destacar, principalmente nos contra-ataques, sendo uma importante válcula de escape para os momentos de maior dificuldade.
Rodando o time
A boa diferença de pontos no placar fez o técnico José Roberto Guimarães promover estreias do Brasil na VNL, tanto de peças mais experientes, como da central Carol como de novatas como da ponta Helena, de 19 anos.
No terceiro set, o Brasil entrou com mudanças. A levantadora Macris, a oposta Tainara e a central Carol tiveram mais tempo de jogo e corresponderam diante de uma Coreia que se viu obrigada a correr atrás do prejuízo. Depois de ficar na frente do placar pela primeira vez no jogo, a Coreia viu os próprios erros jogarem contra.
O Brasil tratou de aproveitar as oportunidades para encaminhar um 3 a 0 que veio com uma tranquilidade que tem tudo para não se repetir nas próximas partidas.
Nesta sexta-feira (17), o Brasil encara os Estados Unidos às 21h, novamente no Maracanãzinho. O último jogo da primeira fase está marcado para as 10h de domingo (19), contra a Sérvia, também no ginásio da capital fluminense.
A segunda semana de jogos acontece entre 28 de maio e 2 de junho em Macau, na China. Entre 12 e 16 de junho, estão marcados os jogos da terceira e última semana da fase de classificação.
As oito melhores equipes se classificam para a fase final, que vai acontecer na Tailândia, entre 20 e 23 de junho. As donas da casa já estão garantidas nas quartas de final.