Vôlei: Wallace é condenado a detenção por ataque a Lula, mas reverte pena em multa
A decisão do magistrado em relação ao caso do oposto Wallace foi publicada pelo jornal Folha de S. Paulo. Jorge Gustavo Serra de Macedo Costa destacou a repercussão da postagem e o caráter instigativo da mesma contra a autoridade máxima do país. O jogador preferiu pagar a multa imposta pelo judiciário ao invés do cumprimento da pena de detenção.
"Essa instigação, no contexto político instaurado no país à época, seria facilmente capaz de inspirar que o comportamento sugerido migrasse do plano das ideias para o plano da realidade", destacou o juiz federal.
"Esse estímulo se ampliou diante o compartilhamento do assombroso resultado da enquete, indicativo de que a maior parte do público executaria o homicídio da autoridade máxima do país, o que poderia encorajar o efetivo cometimento do fato sob a justificativa falaciosa de refletir a 'vontade da maioria’", acrescentou o meretíssimo.
Na época, Wallace publicou uma enquete em seu Instagram com a seguinte pergunta: "Daria um tiro na cara de Lula com essa 12? Alguém faria isso? Sim ou Não?".
Com a repercussão negativa da postagem, o jogador apagou a publicação e pediu desculpas. Ele, no entanto, não escapou de punições. Foi suspenso pelo COB, o Comitê Olímpico Brasileiro, além do seu clube, o Sada Cruzeiro.