Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Wallace, do Cruzeiro, obtém liminar que anula suspensão por post sobre tiros em Lula

Josias Pereira
Wallace foi suspenso por post sobre tiros direcionados ao presidente Lula
Wallace foi suspenso por post sobre tiros direcionados ao presidente LulaAgência i7/Cruzeiro/Divulgação
O oposto Wallace, do Sada Cruzeiro, obteve medida liminar favorável do STJD do vôlei e vai defender a equipe mineira na reta final da Superliga Masculina. A decisão foi anunciada nesta quarta-feira (12) pelo Tribunal, revertendo, assim, a suspensão de 90 dias imposta pelo Conselho de Ética do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

De acordo com a liminar, concedida por Eduardo Affonso de Santis Mendes de Farias Mello, presidente em exercício do STJD do vôlei, a punição aplicada pelo Conselho de Ética deixou dúvidas sobre as competições nacionais, já que determina sua suspensão de atividades do COB e Confederações. 

É preciso salientar, no entanto, que esta não é uma decisão final. O mérito da questão ainda será avaliado pelo colegiado do STJD do vôlei.

"Não vejo como afirmar que a participação do atleta por uma equipe, em competição organizada pela CBV, poderia ser entendida como função junto à Confederação, até porque seu vínculo é diretamente com o Clube. Além disso, em um tema de maior complexidade, e que deverá ser analisado oportunamente em julgamento de mérito, temos o princípio da autonomia constitucional que afeta as confederações desportivas brasileiras, tal qual a CBV", disse Eduardo Affonso de Santis, em sua decisão. 

Os advogados de Wallace aguardam agora o julgamento do Mandado de Garantia pelo STJD, decisão que, de fato, liberaria de forma plena a participação do jogador na reta final da Superliga.

O Sada Cruzeiro entra em quadra neste sábado (15), às 21h (de Brasília), quando enfrenta o São José dos Campos pela semifinal da competição. Na outra semifinal, jogam Itambé Minas x Suzano, com a série acontecendo em melhor de três jogos. A decisão será em jogo único. 

Entenda o caso

Apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro, Wallace foi suspenso por uma postagem na qual aparece em um estande de tiro, segurando uma arma de fogo, e abre uma enquete após um seguidor lhe perguntar se usaria o revólver para atirar no rosto de Lula.

Wallace não entra em quadra desde o dia 31 de janeiro chegou a escapou de outra punição, do STJD, que entendeu que sua atitude não teria relação com o esporte. Na oportunidade, o caso foi arquivado, após denúncia feita pela Advocacia-Geral da União (AGU) e também pela Confederação Brasileira de Vôlei (CBV).

Ele foi suspenso pelo Conselho de Ética do Comitê Olímpico do Brasil (COB) por 90 dias. A pena começou a contar desde 3 de fevereiro, data da publicação do post, até o 3 de maio.