Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Após pressão, Wimbledon relaxa regra de roupa branca para mulheres

Após pressão, Wimbledon relaxa regra de roupa branca para mulheres
Após pressão, Wimbledon relaxa regra de roupa branca para mulheresProfimedia
Wimbledon vai permitir a partir de 2023 que as jogadoras usem calções escuros, aliviando uma fonte potencial de ansiedade durante a menstruação, disse o All England Club na quinta-feira (17).

Os organizadores do Grand Slam disseram que a decisão foi tomada após conversas com equipes médicas, fabricantes de roupas e a WTA sobre a melhor forma de apoiar mulheres competindo no circuito.

"Estamos comprometidos em apoiar as jogadoras e ouvir seus comentários sobre como elas podem se sair melhor", disse Sally Bolton, chefe-executiva do All England Club.

"Tenho o prazer de confirmar que, após consulta com as jogadoras e representantes de vários grupos interessados, o Comitê Administrativo tomou a decisão de atualizar a regra de roupas brancas em Wimbledon”.

"Isso significa que, a partir do próximo ano, as mulheres competindo em Wimbledon terão a opção de usar calções coloridos se assim o desejarem".

"Esperamos que este ajuste da regra ajude as jogadoras a se concentrarem puramente em seu desempenho, aliviando uma fonte potencial de ansiedade", completou a declaração.

Os organizadores disseram que os requisitos para outras roupas, acessórios e equipamentos seguem inalterados.

Polêmica

A questão das mulheres atletas que usam roupas brancas surgiu no torneio de Wimbledon deste ano, quando as jogadoras reclamaram sobre serem forçadas a isso.

A jogadora de futebol inglesa Beth Mead também foi questionada sobre a roupa totalmente branca da seleção inglesa na Eurocopa e disse que às vezes não era prático. Vários times ingleses de futebol feminino também optaram por evitar usar calções brancos.

Não são raros os casos em que jogadores se indispuseram com Wimbledon por conta da roupa. Na edição deste ano, por exemplo, a tenista romena Mihaela Buzarnescu teve que mudar de sutiã no meio do jogo, e o australiano Nick Kyrgios foi multado em US$ 14 mil por usar tênis e boné vermelhos.